FALA MESTRE

Educação: envolvimento e motivação

Todos nós, de um jeito ou de outro, apreendemos o que a vida nos ensina, à custa do passar do tempo. Passagem longa para alguns, curta para outros, pois seres humanos não são objetos de fabricação em série. Cada qual tem as suas características, necessidades e dons. É por isso que o molde de um não serve, obrigatoriamente, ao outro, mas pode servir de base a um novo desenho que empreste colorido a diversas vidas.

Qualquer coisa que se pretenda fazer torna-se mais simples quando existe envolvimento direto do criador com a criatura. O gosto por aquilo que se faz nem sempre é congênito, mas pode ser semeado e desenvolvido pela motivação gerada pelo ambiente em que guarnece o homem. Aliás, o que se aplica tanto às boas ações quanto, infelizmente, às más. Nesse contexto de transformação do ser humano, pelo exemplo de seu semelhante, nada há de mais importante do que a Educação. Ela é o "artista" que esculpe a obra do progresso, utilizando o "barro" que forma nossos corpos. A verdadeira artesã do conhecimento.

A Educação, por ser magia que transforma, necessita de motivação. Este ingrediente é fruto de outros que combinam amor, alegria, confiança e fé. A Educação gera uma nova visão de mundo e torna o ser humano apto a entender o presente, corrigindo erros do passado e construindo o seu futuro, de acordo com as suas reais expectativas. O ato de educar é tão complexo, que qualquer definição que se pretenda lhe dar parece não alcançar a sua verdadeira dimensão. Um simples olhar pode conter mais sabedoria do que uma enorme biblioteca. Um sorriso pode abrir mais caminhos do que muitos diplomas. É neste aspecto peculiar que o envolvimento e a motivação ganham muita importância no campo da Educação. Não apenas sob o ponto de vista acadêmico, mas principalmente quanto à prática de vida que acumula experiência.

Na escola da vida não há um quadro negro, mas sim, uma folha em branco a ser preenchidapelas cores de nosso livre arbítrio e desenhadas pelo conhecimento. Nessa escola, ora somos professores, ora alunos, mas jamais deixamos de ser aprendizes. Aprendemos com nossos próprios erros e também com o dos outros. Seguimos exemplos e imitamos fórmulas, mas sempre chegamos aos nossos próprios resultados. Essa variável se explica pela capacidade de alguns de sonhar e seguir adiante. Também se justifica pela característica da maior ou menor permeabilidade a novos conceitos e oportunidades.

Mas o que diferencia mesmo o ser humano é a sua capacidade de gerir seus sonhos. Verdadeiros alunos são aqueles que têm coragem de sonhar e, sobretudo, querem sempre aprender como transformar sonhos em realidade. E para sonhar é preciso saber o que se quer. É necessário um olhar à frente, que só tem aquele que está envolvido e motivado com o seu projeto de vida.

Para se educar, boas escolas e professores são fundamentais. Imprescindíveis, entretanto, são pessoas capazes de envolver e motivar seus semelhantes, de forma a permitir que um sonho possa ganhar a imaginação, percorrer um projeto e terminar realizado. A vida deve ser vivida de forma a justificar a realização de um sonho, mas para que haja um sonho antes é necessário que se permita sonhar.

A Educação nos permite sonhar. A Motivação e o Envolvimento nos permitem realizar.
Foto Paulo Alexandre Barbosa

 

2 comentários:

  1. posso fazer perguntas para professores ?

    ResponderExcluir
  2. No dia 1º de outubro, os alunos do 3º anos e as profª Luciana e Aleandra visitaram a UNIPAM em Patos de Minas para participarem das oficinas, palestras e sorteios de excelentes prêmios! Foi um momento de seleção e analise de vocação profissional! Imagine nossa sorte a professora Luciana foi comtemplada com um NOTEBOOK! Parabéns Lu vc e os alunops do GUIMA merecem!!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADO